Febre Amarela: informações e dicas importantes

Recentemente, casos de febre amarela vêm ocupando espaço dos principais veículos de comunicação do país. Já foram confirmados casos da doença nos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. Mas como é transmitida? Como se prevenir? Como é feita a vacinação entre os idosos?

Confira, abaixo, informações e dicas importantes sobre esse surto e fique atento às orientações dos órgãos governamentais da Saúde:

Como é transmitida a febre amarela?

Existem dois tipos de febre amarela: a silvestre e a urbana. A silvestre acomete os macacos e funcionam como hospedeiros do arbovírus (vírus transmitidos por mosquitos) do gênero Flavivirus febricis, que é transmitido por meio de picada dos mosquistos Haemagogus e Sabethes.

A forma urbana é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue, a zika e a chikungunya. Ele vive nos arredores das casas em depósitos de água parada e ataca principalmente no começo da manhã e no final da tarde. A transmissão ocorre porque o mosquito pica uma pessoa doença e depois ataca uma pessoa saudável não vacinada.

Quais são os sintomas?

Os sintomas podem variar muito. Podem ser leves a ponto de serem confundidos com os de uma virose banal e regredir espontaneamente, ou podem evoluir para complicações graves e morte.

Febres com calafrios, mal-estar, dor de cabeça, dores musculares muito fortes, cansaço, vômito e diarreia são sinais da doença que surgem de repente, em geral, de três a seis dias após a picada do inseto.

Icterícia progressiva, hemorragias, comprometimento dos rins, do fígado, do pulmão, problemas cardíacos e encefalopatias são sintomas da doença que podem levar à morte.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da febre amarela leva em conta os sintomas que o paciente apresente, se já foi vacinado e há quanto tempo, e a ocorrência de casos à sua volta. No entanto, só pode confirmar o diagnóstico depois de realizar exames laboratoriais complementares (MAC-Elisa, PCR ou isolamento do vírus em cultura) em laboratórios de referência indicados pelas secretarias estaduais de saúde. Se o resultado dos testes for positivo, a única forma de impedir que os vírus se espalhe é vacinar a população que vive ou esteve nas áreas de risco.

Quem deve tomar a vacina?

Existe uma vacina bastante segura e eficaz contra a febre amarela, produzida com o vírus vivo atenuado da doença. Administrada em dose única por via subcutânea, ela é distribuída gratuitamente nos diversos postos de saúde e raramente apresenta efeitos colaterais diversos.

Devem tomar a vacina crianças em áreas de risco. A partir dos nove meses de idade, devem receber a primeira dose e uma dose de reforço quando completarem quatro anos.

A vacina também é indicada para todas as pessoas que residam nas proximidades das áreas endêmicas ou pretendam viajar para esses lugares, dentro ou fora do Brasil. Já adultos com idade igual ou superior a 60 anos – só podem tomar a vacina depois de um especialista avaliar o custo-benefício da medicação, uma vez que nessa faixa de idade, aumenta o risco de desenvolver os efeitos indesejáveis da vacina.

Como se prevenir?

Usar, sempre que possível, calças e camisas que cubram a maior parte do corpo e mosqueteiros ao redor das camas, quando estiver em áreas de risco.

Aplicar repelente com regularidade. Não esquecer de passá-lo também na nuca e nas orelhas. É importante repetir a aplicação a cada quatro horas, ou a cada duas horas se a pessoa tiver transpirado muito. Reaplicar o repelente toda vez que molhar o corpo ou entrar na água.

Fonte: site do Dr. Dráuzio Varela