Dicas para idosos que vão pular o Carnaval

O Carnaval está chegando e é para todos. Mas é importante ficar atento aos cuidados especiais que cada idade necessita para aproveitar a folia com segurança e saúde, principalmente as pessoas que já passaram dos 60 anos. Embora seja momentos de alegria, não podemos esquecer dos cuidados básicos antes de sair de casa, como protetor solar, garrafinha de água, sapatos adequados, chapéu e alimentação balanceada, entre outros.

Confira, abaixo, uma lista com cuidados importantes para aqueles que já brincaram muitos carnavais e querem continuar aproveitando a folia.

Alongamento
Vale lembrar que antes de qualquer atividade física, é bom contar com a ajuda de um profissional da saúde ou educação física especializado para fazer um bom alongamento. Trata-se de uma sequência básica de movimentos para os membros superiores, inferiores e pescoço. A ideia é que o corpo aquecido esteja preparado para realizar movimentos como dança ou caminhadas.

Protetor solar
Não poupe o uso do protetor solar. É importante que seja aplicado por todo o corpo e, principalmente, nas partes do corpo expostas ao sol. Lembrando que o produto tem duração apenas por algumas horas e é preciso reaplicá-lo ao longo do dia. Procure também usar bonés e chapéus como uma proteção extra contra os raios de sol.

Roupa
Se a folia for na rua em blocos, procure vestir roupas leves que permitam que a pele transpire. Já em casos de ambientes fechados que possuam ar-condicionado ou ventilação natural, pode caprichar nos paetês e fantasias. É importante também carregar uma bolsa pequena confortável para guardar itens indispensáveis, como documentos, protetor solar, celular e dinheiro.

Água
Beber bastante água durante a folia. Mas atenção! Ao ingerir água, aumentará a vontade de urinar e é importante se certificar se há banheiros próximos ou não e evitar de segurar a urina, o que pode gerar problemas a longo prazo. Beber água de coco também é uma ótima alternativa.

Queda
A desidratação nos idosos pode gerar sérios problemas, como risco de quedas devido à tontura, mas o calçado inadequado também pode ocasionar essa situação. Vale usar sapato baixo, sandália fechada e ter cuidado com locais onde o idoso vai dançar.

Medicações
Para evitar contratempos durante a folia, procure tomar todos os remédios nos horários de costume e conforme a orientação médica.