Cuidados especiais com idosos em dias de forte calor

A época mais esperada do ano chegou: o verão. No entanto, em dias de calor intenso, os idosos precisam ter atenção redobrada porque podem ser extremamente perigosos para a saúde. Por isso, é preciso ficar atento com alguns cuidados na alimentação, higiene pessoal e atividades realizadas. Como o organismo tende a perder mais líquido em períodos de alta temperatura, aliado à falta de hidratação, o idoso pode sofrer sérias alterações metabólicas e ficar mais propenso a desenvolver hipertemia, que ocorre quando a temperatura do corpo fica acima de 37,4°C.

Se o idoso ficar muito tempo exposto ao sol e não tomar líquidos suficientes, o processo de resfriamento do corpo pode não funcionar corretamente e ocorrer a desidratação, causando sérios riscos à saúde. Os sintomas de alerta para a hipertemia são dores abdominais, contraturas musculares (câimbras), vômito, dor de cabeça, tontura, fraqueza ou falta de suor, sintomas neurológicos como irritabilidade, alucinações, delírios, convulsões e coma.

Vale lembrar que a exposição ao sol dos idosos é importante para a reposição da vitamina D, responsável pela suplementação do cálcio, mas deve ser feita com cautela. O tempo ideal é entre 5 e 10 minutos em braços e pernas nos horários recomendados. É importante evitar o sol nos horários entre 10h e 14h pelo risco de câncer de pele, segundo recomendação dos dermatologistas.

Dicas importantes para os dias quentes: 

  • Beba grande quantidade de água durante todo o dia
  • Procure abrigo em lugares cobertos ou em áreas que possuam ar-condicionado
  • Vista-se com roupas leves e de cor clara
  •  Evite atividades extenuantes na parte mais quente do dia (entre as 10 e as 16h)
  •  Use filtro solar, chapéu ou boné para sair ao sol
  •  Evite tomar cafeína e álcool, pois são bebidas que contribuem para desidratação
  • Caso sinta cansaço, náuseas, torturas ou desenvolver dores de cabeça, saia imediatamente do sol, procurando abrigar-se numa sombra, local arejado e procure beber bastante água.