Calendário de vacinação para idosos

A vacinação é uma das medidas preventivas mais importantes contra doenças. Diversos tipos de vacinas protegem o corpo humano contra vírus e bactérias que podem provocar doenças graves e até mesmo levar à morte. Além de proteger o indivíduo vacinado, a vacinação também ajuda a comunidade como um todo. Quanto mais pessoas de uma comunidade ficarem protegidas, menor é a chance de qualquer uma delas – vacinada ou não – ficar doente.

No caso de idosos, envelhecer não é sinônimo de adoecer. Portanto, todos devem estar atentos ao Calendário Nacional de Vacinação, já que a população idosa também corresponde ao conjunto de interesse prioritário à saúde pública. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), até 2020 o número de pessoas com mais de 60 anos vai superar de crianças menores de 5 anos. No Brasil, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD 2013), realizada pelo IBGE, a população idosa alcançou 26,1 milhões, equivalente a 13% da população total do país.

Confira, abaixo, as vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde à população com 60 anos ou mais:

Vacina Influenza
Faz parte do calendário anual de vacinação na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.

Febre Amarela
É indicada para pessoas com 60 anos ou mais que nunca foram vacinadas ou não possuem comprovante de vacinação. Neste caso, o médico deverá avaliar o risco x benefício da vacinação, devido ao risco da doença e de efeitos adversos na faixa etária e/ou decorrentes de comorbidades. A vacina faz parte do Calendário Nacional de Vacinação dos estados onde há risco de contrair a doença: todos os estados das regiões Norte e Centro Oeste; Minas Gerais e Maranhão; alguns municípios dos estados do Piauí, Bahia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No restante do país está disponível para quem vai viajar para áreas de risco e deve ser aplicada com, pelo menos, 10 dias antes da viagem.

Difteria e Tétano (dupla adulto)
Sem esquema ou esquema incompleto para difteria e tétano, completar o esquema de 3 doses, considerando as doses anteriores. Quando completar o esquema (3 doses), administrar reforço a cada 10 anos.

Vacina Pneumocócica 23-valente
Também é administrada durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Indicada para pessoas com 60 anos ou mais não vacinados que vivem em acamados ou em instituições fechadas, como casas geriátricas, hospitais, unidades de acolhimento/asilos, e casas de repouso.

Hepatite B
Sem comprovação vacinal, deve administrar 3 doses da vacina hepatite B com intervalo de 30 dias entre a primeira e a segunda dose e de 6 meses entre a primeira e a terceira dose (0, 1 e 6 meses). Caso o esquema esteja incompleto, basta completá-lo e não reiniciá-lo.