Bancários rejeitam proposta dos bancos e entram em greve no dia 30

banco em greve

SÃO PAULO – Em assembleias realizadas na noite de ontem, bancários de todo o país decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima terça-feira, dia 30. A categoria rejeitou a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), na sexta-feira passada.

De acordo com comunicado da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), os funcionários dos bancos públicos também rejeitaram as propostas feitas pelas instituições para pautas de reivindicações específicas.

A Fenaban propôs reajuste de 7% nos salários (0,61% de aumento real) e 7,5% no piso (1,08% acima da inflação), dentre outros itens. O modelo de pagamento da participação nos lucros e resultados (PLR) proposto é o mesmo do ano passado, com o reajuste de 7% nos valores.
Já a categoria reivindica reajuste de 12,5%, piso do Dieese (R$ 2.975,49) e PLR de três salários mais parcela adicional de R$ 6.247, dentre outras demandas econômicas e sociais.

Entre os sindicatos regionais que aprovaram a greve estão o de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Campo Grande, Campinas (SP), entre outros.

No ano passado, os bancários realizaram uma greve de 23 dias, a mais longa paralisação desde 2004. O movimento afetou a demanda por crédito e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) chegou a enviar carta à Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) pedindo um acordo para o fim da greve, estimando que o varejo pudesse sofrer perdas de até 30% nas vendas, caso a paralisação se prolongasse. Na ocasião, os bancários obtiveram 8% de reajuste (1,82% de aumento real) geral e 8,5% (2,29%) de reajuste para o piso da categoria.

(Fonte: Valor 26/09/2014)