Assembleia de acionistas aprova diretoria de Estratégia da Petrobras

EDISE

Na Assembleia Geral Extraordinária de Acionistas da Petrobras, realizada na quinta-feira, dia 4 de agosto, foi aprovada a criação da nova Diretoria Executiva de Estratégia, Organização e Sistema de Gestão. O objetivo é aperfeiçoar as modificações de governança corporativa que vêm sendo implementadas desde abril, quando foi feita a última modificação no estatuto social da estatal.

Com a mudança, as atividades relacionadas aos Planos Estratégico, de Negócios e Gestão da Petrobras e seus desdobramentos internos são reforçados para assegurar maior controle nos gastos e nos projetos de investimento. A nova diretoria terá a responsabilidade de coordenar a elaboração do Plano Básico de Organização, com a estrutura dos órgãos da companhia e suas normas de funcionamento. Deverá garantir a execução das estratégias com maior dinamismo nas decisões, definindo planos de ação com objetivos, metas de custos, riscos, desempenho dos negócios e investimentos, além de incorporar a gestão de riscos nas decisões estratégicas, contribuindo para a elaboração da matriz de riscos empresariais.

Caberá ao novo diretor propor as bases, diretrizes e coordenar a elaboração do Plano Estratégico e dos programas anuais e Planos Plurianuais. Também deverá propor um sistema que modernize a gestão, aprimorando o monitoramento e controle do desempenho da companhia com o uso de referências internas e externas para dar suporte à tomada de decisões. O novo estatuto já está em vigor desde o dia 4 de agosto.

 Fonte: site Petrobras