AMBEP comemora 35 anos de lutas e conquistas em prol dos seus associados

banner 35 anos ambep

A Associação construiu uma trajetória bem-sucedida durante três décadas e meia de existência superando desafios em defesa dos seus 32 mil associados e cerca de 300 mil beneficiários distribuídos pelo país, que irão celebrar nesta semana seu aniversário, no dia 14 de outubro (sexta-feira), o quanto a AMBEP mantém acesa a chama da preservação e valorização de cada ambepiano, defendendo seus direitos e, sobejamente, comprometida com a melhoria de sua qualidade de vida.

A nossa AMBEP está muito longe do degrau do esquecimento, da mera lembrança, da saudade. Pelo contrário, está saudável, disposta, viva, pronta a continuar no caminho de promover amizades, encontros alegres que visem melhora de qualidade de vida, sem, todavia, esmorecer na luta pelos direitos que foram prometidos e possíveis de serem realizados.

Não vamos citar nomes de fundadores. Seria uma incoerência com os pioneiros que não estavam e não estão atrás de glórias e aplausos. Contudo, vale imaginar os primórdios da nossa Associação, quando apenas alguns poucos amigos, há 35 anos, partindo de uma vontade desmedida, criaram esta grande AMBEP de amplitude nacional. Tudo por meio de adesões voluntárias sustentadas no entusiasmo da ideia e no respeito emanado dos pioneiros.

Três décadas e meia após sua criação, a AMBEP está consolidada junto aos petroleiros como uma Associação sólida, íntegra, congregando 32 mil associados em todo o país. A Entidade representa os interesses previdenciários e assistenciais que propiciaram a criação da Petros, zelando pela sua preservação. Além disso, promove o desenvolvimento do convívio social por meio de atividades culturais e de lazer, com a finalidade de manter vivo o princípio do sadio companheirismo e estimular a valorização de cada ambepiano como um indivíduo útil e participativo do meio social.

Sempre comprometida com o futuro dos petroleiros e suas famílias, a AMBEP mantém o foco no bem-estar do associado e de seus dependentes, procurando oferecer os melhores benefícios e serviços, sem deixar de lado o cuidado e o zelo com a gestão de seu patrimônio.

“Seguimos com o compromisso dos nossos fundadores de trabalhar todos os dias pela expansão das nossas atividades. O resultado desse esforço é que hoje somos uma grande nação ambepiana com 34 unidades em todo o território nacional. E tudo isso só foi possível graças ao trabalho de colaboradores voluntários que muito contribuíram para o engrandecimento da AMBEP por amor à nossa causa. Nosso compromisso é atuar de forma efetiva em favor dos interesses dos nossos associados e para seguirmos à frente dos cenários nem sempre favoráveis em que vivemos. Muito já fizemos nestes 35 anos e, com certeza, sempre teremos muito o que fazer”, afirma Omar Cardoso Valle, presidente da AMBEP.

Associados exaltam benefícios

Jacob Fernandes de Oliveira, 83 anos, ele se orgulha de fazer parte da Associação desde a fundação da AMBEP no Rio Grande do Norte. “Sempre fui pioneiro em tudo que fiz na vida. Fui petroleiro antes mesmo da Petrobras ser criada. Trabalhava no Conselho Nacional de Petróleo (CNP) e, quando tive a oportunidade, migrei para a Companhia. Me aposentei como mestre de mecânica de plataforma aqui no Rio Grande do Norte, em 1983, após 30 anos de trabalho. E como era muito ligado às atividades do sindicato da categoria, me associei à AMBEP em abril de 1987, acreditando fielmente no que ela propunha ser: uma Entidade onde poderíamos manter contato com antigos companheiros de trabalho e defender nossos direitos”. E acrescenta: “A AMBEP é como uma filha da qual eu tenho muito orgulho de ver crescer. Entre os benefícios oferecidos, costumo utilizar o seguro de automóveis e o Programa Pós-Vida”.

Segundo ele, a AMBEP, além das facilidades que oferece, serve como fonte de informação importante para nós, petroleiros. “A Revista da AMBEP e os Informativos trazem novidades sobre assuntos fundamentais e mostram as ações realizadas pela Entidade em nossa defesa”, finalizou.

Arnaldo Alves Viana, de 66 anos, aposentado desde maio 2014, associou-se à AMBEP São Paulo em julho deste ano com o objetivo de não perder o contato com os companheiros de trabalho. Ele revela que a possibilidade de usar o plano de saúde da Entidade e a Ipam para beneficiar toda a família também pesou na decisão de ser tornar um ambepiano. “A existência da AMBEP é fundamental como meio de contato entre nós. Além disso, ela nos oferece serviços importantes, como o plano de saúde e a indicação de médicos a preços justos, por meio da Ipam, para todos aqueles que queremos manter como dependentes. É um grande benefício porque perdemos esse direito quando nos aposentamos e também quando os filhos passam de certa idade. Além disso, temos a Revista da AMBEP que nos mantém informados sobre o que acontece na Petros e o que a Entidade faz para preservar nossos direitos. Desejo vida longa à Associação”, conta Arnaldo.

Eventos das Representações são atrativos

Gilza Maria de Azevedo Santos, 70 anos, teve participação ativa nos eventos da Representação de Aracaju. Prestes a completar 70 anos, é uma ambepiana que participa ativamente das atividades oferecidas. Associada desde março de 1994, ela se sente privilegiada por fazer parte da AMBEP. “Sou participante do Grupo Voluntário Mãos Amigas desde o início de sua existência. É um trabalho que faço com muito carinho e dedicação. Também participo de algumas excursões e praticamente de todos os eventos sociais realizados na Representação de Aracaju, como Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Dia do Idoso e confraternização de fim de ano. Atenta às oportunidades oferecidas pela AMBEP, já fiz curso de Informática e pratiquei Yoga por dez anos. Infelizmente, por motivo de saúde, precisei interromper as aulas, mas pretendo retornar em breve”, conta a entusiasmada associada.

Gilza destaca ainda o fato de sua família poder se beneficiar de tudo que é oferecido pela Entidade. “Tem muito valor para mim meus dependentes poderem aproveitar um dos maiores benefícios que a AMBEP oferece: a Ipam. Com a dificuldade de conseguir consulta médica, eles utilizam as indicações médicas pagando o valor da AMS e com atendimento adequado por um preço mais em conta. Acho que só isso já é um bom motivo para quem ainda não é ambepiano se associar”, frisa.

Romilza de Araújo Bento, ambepiana de Salvador, fala sobre o prazer de participar das atividades sociais. “Desde a época em que eu estava em atividade, sempre procurei estar engajada nas programações promovidas pela AMBEP. Hoje, aposentada, desfruto de serviços exclusivos oferecidos e assisto a palestras muito interessantes sobre saúde e qualidade de vida. Gosto muito das viagens, que são muito bem organizadas e com roteiros surpreendentes. O coral também é uma ótima oportunidade de socialização, do qual participo há alguns anos”, afirma.

A aposentada faz questão de destacar os serviços de seguros oferecidos. “Como sócios da AMBEP, temos acesso a apólices de seguros com preços bastante competitivos e com larga escala de cobertura. Isso é uma grande vantagem. O Programa Pós-Vida, por exemplo, é um dos tipos ao qual podemos aderir e ser de grande valia nos momentos mais indesejáveis e tristes. Tudo isso torna minha vida melhor e me leva a parabenizar todos os dirigentes por todo o trabalho desenvolvido nesses 35 anos”, declara.

Cuidado com os associados e dependentes

Alessandro Lage, 37 anos, funcionário da Transpetro há 9 anos, o técnico de faixa de dutos é associado há 8. Para ele, ser sócio da AMBEP Manaus é ter a garantia de um complemento na parte de saúde do que lhe é oferecido pela Companhia em que trabalha. Ele conta que, ao saber por amigos que poderia colocar quem quisesse da família como dependente para usufruir dos benefícios e serviços, não teve dúvidas de se tornar um ambepiano.

“O atendimento de saúde oferecido pela Petrobras via AMS é restritivo. Não podemos ter dependentes além da esposa e dos filhos. E isso, nos dias de hoje, causa muita apreensão. Quando soube que a AMBEP me ofereceria indicação de médicos pela mesma tabela da Petrobras, por meio da Ipam, e que poderia beneficiar minha mãe, minha tia e quem mais quisesse da minha família, não tive dúvidas: me tornei um ambepiano”, esclarece.

Alessandro conta que até ele mesmo, quando não consegue atendimento imediato pela AMS, recorre à Ipam: “A AMBEP nos traz segurança de um atendimento médico com qualidade e preço justo”.

Leandro Samways dos Santos, de 33 anos, técnico de operações da Petrobras, elogia as indicações médicas da Ipam que utiliza para todos os seus dependentes, porque foram fundamentais para que se associasse à AMBEP. “Meu pai, petroleiro aposentado, sempre foi associado. Achei legal eu me associar e poder disponibilizar os serviços e vantagens para meus familiares”, explica.

Nascido em São Mateus do Sul, no Paraná, Leandro, associado de São Mateus do Sul, diz que aproveita para participar dos eventos promovidos pelo Posto sempre que pode. “A AMBEP é muito importante para nós petroleiros porque, além de defender nossos interesses sempre que possível junto à Petros, também oferece serviços e benefícios importantes, além de ser ponto de encontro entre companheiros de trabalho”, avalia.