A AMBEP e as notícias sobre a Petros na operação Lava-Jato

lava jato

A AMBEP vem acompanhando com muita atenção o noticiário relacionado aos desdobramentos da operação Lava-Jato em relação à Petros no que concerne ao mau uso dos recursos do Fundo de Pensão com fins duvidosos.

Já em novembro de 2013, a Diretoria da AMBEP através de seu Presidente (carta AMBEP-Sede-Pres-23/2013) alertava a Diretoria da Petros sobre o uso de patrimônio do Fundo em investimentos problemáticos, entre eles nos bancos BVA e o Cruzeiro do Sul, que faliram. Ainda nesse expediente, alertávamos para outros investimentos que nos pareciam de resultados duvidosos, como o da empresa Lupatec, a Itaúsa, aeroporto de Guarulhos e usina Belo Monte.

Na mesma ocasião, em reunião entre a Diretoria da AMBEP e alguns diretores da Petros, reiteramos a nossa preocupação com esses investimentos, além de abordarmos outros itens cujo desenvolvimento nos parecia prejudicial aos nossos associados e participantes do Fundo de Pensão, como a Separação de Massas e Divisão do Patrimônio, a transformação do plano em dois outros, o pagamento equivocado das pensionistas não repactuantes e a retirada de patrocínio da Brasken.

Agora, nossas preocupações se mostram realidade com o uso político dos fundos de pensão conforme está vindo a público na operação Lava-Jato da Polícia Federal e do Ministério Público.

A AMBEP cumprindo o seu dever estatutário vem firmar posição no sentido de que esses desmandos sejam apurados com rigor e que os responsáveis pelos mesmos sejam punidos exemplarmente uma vez confirmada a sua culpa.

 

A Diretoria