A AMBEP e a CPI dos Fundos de Pensão

cpi petros

Como é do conhecimento de todos, foi instalada na Câmara dos Deputados uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar indícios de aplicação incorreta dos recursos e de manipulação na gestão de fundos de previdência complementar de funcionários de estatais e servidores públicos, ocorridas entre 2003 e 2015, e que causaram prejuízos vultosos aos seus participantes.

Cabe assinalar que todos os atuais e os ex-dirigentes (Presidentes, Diretores e Conselheiros) da Petros estão convocados ou convidados a prestar depoimentos à CPI em datas a serem oportunamente divulgadas.

Até o momento, apenas o atual Presidente da Petros compareceu à CPI e respondeu às indagações dos Deputados que integram a referida Comissão. Consideramos, porém, que as suas respostas nem sempre foram fieis à realidade dos fatos ocorridos nas gestões anteriores à sua.

Também estão convocados pela CPI o atual e todos os ex-Presidentes da Petrobras a partir de 2003.

Em razão da importância desta CPI para todos os participantes e assistidos da Petros em geral e, especificamente, para os nossos Associados, a AMBEP está mantendo permanente contato com os Deputados que fazem parte da CPI (Presidente, Relator e outros), fornecendo-lhes todos os subsídios necessários, a fim de que tenham conhecimento da atual situação da Petros e possam exigir dos futuros depoentes os esclarecimentos cabíveis sobre os investimentos e operações realizadas desde 2003 e que contribuiram efetivamente para os atuais déficits da Petros.

Para tanto, a AMBEP tem patrocinado frequentes viagens de alguns de seus Associados a Brasília para contatos com os membros da CPI. Além disso, estão sendo feitos, quase que diariamente, inúmeros telefonemas para assessores e funcionários dos gabinetes dos Deputados.A AMBEP manterá seus associados informados sobre o andamento da CPI.