Vírus podem atacar smartphones; veja como evitar e se proteger

Se o smartphone estiver lento e travando ele pode ter sido atacado. Quem usa para ler e-mail e acessar a conta bancária tem que ter cuidado.

Mais de um bilhão de celulares foram vendidos no mundo no ano passado. Os smartphones lideram a preferência, mas também as reclamações. Esses aparelhos também são atacados por vírus de computador.
Os celulares são atacados por esses vírus da mesma forma que os computadores. O caminho é a internet. Se você notar que seu smartphone está mais lento, travando, pode ter sido atacado por vírus.
É uma febre. Só no ano passado, quase um bilhão de smartphones foram vendidos em todo o mundo. Com um aparelho desses em mãos dá para ficar conectado quase o tempo todo.
Viciada em navegar pelo celular, Monique Silva investiu R$ 1,5 mil em um smartphone em dezembro. Um mês depois, o susto. “Meu filho baixou joguinho de fonte que não era confiável e ele começou a travar toda vez que eu abria a câmera ele travava, não funcionava mais”, conta.
Era um vírus. Pesquisadores de telecomunicações calculam que só no ano passado 12 milhões de celulares em todo o mundo foram infectados por vírus.
A oficina de Antônio Salles conserta uns dez por dia. Resolve o problema, mas para matar o vírus muitas vezes é preciso tirar o software e instalar um novo, o que significa zerar o aparelho, ou seja: “Perde tudo. Agenda, foto, filme, música, vídeo”, lamenta.

Os vírus que atacam os smartphones são parecidos com os que entram no computador pessoal. Por isso, quem usa o celular para ler e-mail, acessar internet e conta bancária tem que ter cuidado.
A primeira providência é instalar um antivírus. Outra dica é só baixar programas de sites confiáveis e tomar cuidado na hora de trocar informações pessoais, seja por e-mail ou mensagem.
O consultor em telecomunicações Eduardo Tude diz que nem sempre o vírus estraga o aparelho. Às vezes ele fica quietinho, só roubando as informações do dono, mas alguns sintomas podem ajudar a perceber se o celular foi infectado.
“Se você começa a perceber que ele está abrindo programas que você não mandou, se ele está um pouco lento no processamento, são sinais, mas muitas vezes ele está fazendo coisas que você não percebe. Um exemplo é um tipo de vírus que fica hibernado lá e quando você não está usando o celular ele começa a fazer ligações para aqueles 0900 que você paga pela chamada e você só vai descobrir quando vier a conta”, explica.
Outra dica importante para quem faz operações bancárias pelo celular é baixar o aplicativo oferecido pelo próprio banco e acessar a conta sempre por ele. É mais seguro do que digitar o endereço do banco na internet.

(Fonte: Bom Dia Brasil)