Estudo vê maior percepção da inflação

Estudo divulgado pelo Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos (Depecon) da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp) mostra que a inflação é um problema para a maioria dos brasileiros. Para 69% da população, houve grandes aumentos de preços nos últimos seis meses e o que até então era uma preocupação mais de economistas e empresários, agora é uma realidade que vem se acentuando para todos. Como reflexo disso, avalia o diretor do Ciesp no Alto Tietê, Werner Stripecke, estão a redução do consumo, queda de produção e retenção de investimentos.

“Não tem como esconder mais. A inflação já ultrapassou a meta do governo e qualquer um percebe que com R$ 50,00 não se compra quase nada no supermercado. Estamos falando de uma inflação de 6,5%. Na área de serviços, então, ela chega a 10%”, pontua o diretor. “Ou seja, o brasileiro acordou de um pesadelo, que foi a Copa do Mundo, e entrou em outro, que é a vida real com preços inflacionados”, acrescenta.

A pesquisa, feita em parceria com o Instituto Ipsos, mostra que a percepção de grandes aumentos de preços é apontada por 67% das pessoas que se encontram na classe AB, com 67% compartilhando da mesma opinião na classe C e 70% na classe DE.

Segundo o critério do grau de instrução, 72% dos analfabetos ou com primário incompleto ou completo dizem sentir a inflação, com 68% pensando da mesma forma entre os que têm ginásio incompleto ou completo, 69% com colegial incompleto ou completo e 63% com curso superior incompleto, completo ou mais.

(Fonte: Diário de Mogi Online, 22/7/2014)