8 atividades para manter uma aposentadoria ativa

8 atividades para manter uma aposentadoria ativa

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A tão esperada aposentadoria chegou. Mas como preencher o tempo disponível para fazer tudo aquilo que você sempre sonhou? Cuidar da saúde e do bem-estar podem ser os primeiros passos para dar início à nova fase de vida de maneira mais ativa, saudável e equilibrada. Confira, abaixo, uma lista com 8 atividades que podem movimentar o seu dia a dia e mantê-lo produtivo:

  1. Um novo hobby

Muitas pessoas buscam se dedicar a coisas novas na área de artes plásticas, como desenho, pintura, escultura e ou em artes cênicas. Além de serem atividades muito divertidas, podem resultar em um rendimento extra.

  1. Natação

É um esporte completo e exigente, já que movimenta todos os músculos do corpo, além de reduzir risco de doenças crônicas, aliviar dores da artrite, melhorar a saúde das articulações e dos ossos e o ritmo cardíaco do idoso, entre outros benefícios.

  1. Restauração de objetos

É ideal para quem tem habilidades manuais e pode ser um passatempo muito divertido. Pode-se restaurar desde carros, barcos e casas a cerca de uma casa ou até mesmo um jardim.

  1. Exercícios físicos

O exercício físico é uma atividade indispensável para os idosos, pois melhora a flexibilidade e aumenta o nível de resistência dos músculos ao desgaste e à fadiga do dia a dia. Exercícios de alongamento também são fundamentais para impedir a rigidez dos músculos que aparecem com o avanço da idade.

  1. Viagens

Viajar é um dos passatempos mais divertidos e enriquecedores que uma pessoa pode realizar sozinho ou em excursões para a terceira idade. Conhecer lugares que sempre sonhou e poder viajar em períodos de baixa temporada e com custo menor são algumas vantagens.

  1. Dança

A dança é uma atividade alegre que proporciona muitos momentos agradáveis e faz bem à saúde. Existem vários tipos de dança, como o samba, a rumba e o tango, entre outros ritmos. Além de estimular a mente, já que obriga o cérebro a tomar decisões rápidas na realização das coreografias, é uma ótima maneira de se manter socialmente ativo.

  1. Jardinagem

Cultivar um jardim ou cuidar de uma horta é uma atividade terapêutica que combina exercício físico com a criatividade, além de ser ao ar livre. Para idosos, a jardinagem é um passatempo que exige constante movimento para se inclinar, levantar, caminhar, ajoelhar, alongar e sentar.

  1. Trabalho voluntário

Participar de programas comunitários nas escolas, instituições e organizações sem fins lucrativos pode trazer grande satisfação pessoal por estar auxiliando pessoas a melhorar suas condições de vida. Sem dúvida, são ações que trazem experiências muito enriquecedoras para quem as pratica.